terça-feira, 2 de julho de 2013

PROJETO FESTA CULTURAL

 
 
 
 
 
 
 
 
 CONFIRA MAIS FOTOS NO FIM DA PAGINA
 
 
 
 


 
 
 
 
 


Projeto: FESTA CULTURAL
Professora: Vandelice D. Silva Veron
Supervisão e Coordenação: Elizabet  Santos
Esse projeto foi elaborado pra ser trabalhado no 1º do 1º Ciclo Turma   A e B
Objeto Geral: Resgatar as tradições folclóricas e culturais no meio escolar.  
 
Justificativa Pedagógica:
Conhecer sobre a Cultura e dança folclórica do Brasil e da região centro oeste, trabalhar com a diversidade existente no nosso estado e país. Conhecer os costumes e tradições, transformar esse aprendizado em um ato prazeroso, onde o lúdico e  as brincadeiras venham contribuir nas novas descobertas e explorações desse projeto.
 
 
 Objetivos Pedagógicos:
 
 Valorizar a cultura e o folclore brasileiro.
o     Identificar Costumes e Tradições utilizados nesses eventos.       
Desenvolver  atividades voltadas a pesquisas.
·         Ampliar o vocabulário.
·         Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e cultural.
·         Destacar os aspectos sociais e religiosos dessas comemorações.
 
 
Áreas de conhecimentos envolvidas:
Oralidade
Linguagem
Matemática
História
Geografia
Ciências
Artes
Jogos


Musica e movimento
Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
Linguagem oral
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Linguagem escrita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
·         Explorar as cantigas  folclóricas apresentadas.
·         Ampliar o vocabulário.
·         Exposição oral de trabalhos.
·                Revisar as letras e temas já  trabalhados.
·                Trabalhar a escrita espontânea das palavras trabalhadas.
·                Apresentar uma história folclórica e trabalhar palavras chaves da mesma.
·               
·                Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
·               
·                Apresentar a letra P de pipoca/pimenta
·               
·                Apresentar o M de maçã do amor / milho / mingau
·               
·                Identificar as letras que compõem  a palavra FESTA JUNINA.
·                 Trabalhar a escrita de um verso com rima
                                                                                                  
·         Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou seja, as imagens utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da bandeirinha, o F de fada será o F de fogueira, e assim por diante...
·          

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
 
 
 
 
 
 
Matemática:
 
 
 
 
    Reconhecer as diferentes cores: vermelho, verde, amarelo, branco, azul
     Identificar os numerais 1 a 30
     Exercitar a contagem de 0 a 30.
               Apresentar os numerais pares e impares de 0 a 30
              Explorar os conceitos:
Atrás/ Frente
Em baixo/Em cima
ü   Grande / Pequeno
ü   Maior  / Menor
ü   Dentro  / Fora
ü   Cheio / Vazio 
 
Receitas típicas da culinária regional .
 
 
 
·         Trabalhar o lúdico nas cores, nos números, nos conceitos matemáticos e nos exercícios de contagem:
ü    Com manipulação de materiais reciclados e móveis (cores) ;
ü    Números móveis com tampinhas (material reciclado) – trabalhar o reconhecimento das cores, quantidade, sequência numérica;
ü    Explorar os conceitos matemáticos usando material reciclado  como caixas, garrafas plásticas, etc...
 
      Não esquecer de registrar as atividades deixando-as fixadas em  sala ou murais, trabalhando a percepção visual.



Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
 
 
 
 
 
Natureza e Sociedade:
Conhecer as características específicas das comemorações folclóricas e culturais:
    Os trajes típicos das festas e danças .
    As comidas típicas
    As brincadeiras e musicas
           Sensibilizar para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:
  Cuidado com as fogueiras (queimadas, desmatamento)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
·         Através de filmes apresentar  para as crianças algumas danças e trajes tipos das comemorações culturais, tais como a  Dança do Mascarado conhecida na região de Poconé  e seus trajes , nas festas juninas o vestido estampado e remendado, estilo caipira, o chapéu de palha, a calça remendada com retalhos e explorar nessas vestimentas suas cores, seu tamanho, etc... nos temas regionais como cururu e siriri as vestimentas e seu colorido, Assim poderão observar a diferença  nos trajes.
·         Em uma oficina em sala de aula os alunos poderão trazer algumas comidas típicas a serem degustadas.
·         As brincadeiras folclóricas também serão contempladas em forma de jogos.
·         Em uma roda de conversa na rodinha, abordar  temas   comuns que faz parte do nosso folclore, acender fogueiras, soltar fogos e balões, porem  explicando o perigo de cada atividade.

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
 
 
 Música
 
 
 
 
 
 
 
Movimento
Ø  Explorar a oralidade nas canções:
Cai cai balão
Pula a fogueira iá iá
O balão vai subindo, vai caindo a garoa...            
              Relembrar as brincadeiras e jogos  de infância a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:
Ø  Cabra cega
Ø  Dança da cadeira
Ø  Ensaio da dança
      
·        Envolver oralmente as crianças nas  músicas juninas, bem como as escritas em cartazes, possibilitando assim a identificação das letras e palavras que estaremos estudando no período, como também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.
·        
Estabelecer o dia das  brincadeiras e jogos, favorecendo ao contato com as mais diversas formas aprendizado.

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
CONSTRUIR  E APRENDER
Trabalhar na confecção de brinquedos e enfeites para a festa.
Ø  Vai e vem ( com garrafa pet)
Ø  Bandeirolas (usar material reciclado)
Organizar a turma em pares ou grupo

INÍCIO
TERMINIO 
CULMINÂNCIA
O término desse projeto será a exposição das atividades trabalhadas em sala relacionadas ao tema, apresentação de uma dança junina feita com as duas turmas, tendo os pais e a comunidade como apreciadores.
 
11/06/2013
 
06/07/2013 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MÚSICAS JUNINAS:
CAI CAI BALÃO
 
CAI CAI BALÃO
CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO
NA RUA DO SABÃO
NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO
CAI AQUI NA MINHA MÃO !

CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO
NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ
TENHO MEDO DE APANHAR !
CAPELINHA DE MELÃO
 
CAPELINHA DE MELÃO É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO !
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI, JOÃO!
     A DANÇA DO PEZINHO 
AI BOTA AQUI
AI BOTA AQUI O SEU PÉZINHO
SEU PÉZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU (BIS)
E DEPOIS NÃO VA DIZER
QUE VOCÊ SE ARREPENDEU ! (BIS)
 
 
 




 
FONTE: puraartesmascaras.blogspot.com.br
 
 
 
 
 
 
 
 
ATIVIDADES
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
ENSAIO DA QUADRILHA




 
ENFEITANDO A ESCOLA

 
 


 





 






A FESTA