JOGOS PARA ALFABETIZAÇÃO


O processo de alfabetização da criança merece algumas reflexões. Caminhamos bastante, porém, é preciso ir mais longe. A alfabetização tem sido alvo de muitas discussões no mundo atual, isto porque apesar do reconhecimento desse direito, ainda existem elevados índices de analfabetos no país.

Muitos mestres e doutores  vem buscando meios e maneiras de contrapor este impasse, acredita-se que a alfabetização possa ser construída através de atividades que permitam aos alunos comparar e reformular suas hipóteses, desenvolver habilidades e interação social.

 Uma possibilidade pode ser o uso de atividades lúdicas como um meio de superação das dificuldades de aprendizagem que possam vir a produzir o fracasso do individuo no meio escolar.

Os jogos são  contribuições do lúdico para a alfabetização sob a luz das teorias psicológicas

Além disso, evidenciam-se as inúmeras contribuições de Piaget (1978), Vygotsky (1984) e Antunes (1998) que contribuíram de forma relevante para com muitos educadores no trabalho com o lúdico na alfabetização.

O professor  principal mediador desse processo merece destaque já que  é o grande responsável na que a utilização do lúdico como instrumento didático. A eficácia desse trabalho é visto rapidamente, basta apostar nele, não ter medo de ser ousado.
                                                                               

 





















 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE OLHE...
DEIXE SUA MENSAGEM