PROJETO FESTA CULTURAL

Esse projeto foi elaborado pra ser trabalhado no 1º e 2º Ano do 1º Ciclo
Projeto: FESTA CULTURAL OU FESTA JUNINA
Professora:
Turma:
Objeto Geral: Resgatar as tradições folclóricas e culturais no meio escolar.  
 
Justificativa Pedagógica:
Conhecer sobre a Cultura do Brasil e da região centro oeste, trabalhar com a diversidade existente no nosso estado e país. Conhecer os costumes e tradições, transformar esse aprendizado em um ato prazeroso, onde o lúdico e  as brincadeiras venham contribuir nas novas descobertas e explorações desse projeto.
 
 
 Objetivos Pedagógicos:
         Valorizar a cultura e o folclore brasileiro.
         Identificar Costumes e Tradições utilizados nesses eventos.        
  Desenvolver  atividades voltadas a pesquisas.
         Ampliar o vocabulário.
         Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e cultural.
         Destacar os aspectos sociais e religiosos dessas comemorações.
 
 
Áreas de conhecimentos envolvidas:
Oralidade
Linguagem
Matemática
História
Geografia
Ciências
Artes
Jogos
Musica e movimento

DESENVOLVIMENTO
Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
Linguagem oral
 
 
 
 
 
 
 
Linguagem escrita
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
·         Explorar as cantigas  folclóricas apresentadas.
·         Ampliar o vocabulário.
·         Exposição oral de trabalhos.
                Revisar as letras e temas já  trabalhados.
                Trabalhar a escrita espontânea das palavras trabalhadas.
                Apresentar uma história folclórica e trabalhar palavras chaves da mesma.
               
                Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
               
                Apresentar a letra P de pipoca/papai
               
                Apresentar o M de maçã do amor / milho / mamãe
               
                Identificar as letras que compõem  a palavra festa junina.
                 Trabalhar a escrita de um verso com rima
                                                                                                  
         Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou seja, as imagens utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da bandeirinha, o F de fada será o F de fogueira, e assim por diante...
          

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
 
 
 
 
 
 
Matemática:
 
 
 
 
    Reconhecer as diferentes cores: vermelho, verde, amarelo, branco, azul
     Identificar os numerais 1 a 30
     Exercitar a contagem de 0 a 30.
               Apresentar os numerais pares e impares de 0 a 30
              Explorar os conceitos:
Atrás/ Frente
Em baixo/Em cima
   Grande / Pequeno
   Maior  / Menor
   Dentro  / Fora
   Cheio / Vazio
 
 
 
 
Receitas típicas da culinária regional e
 
 
 
         Trabalhar o lúdico nas cores, nos números, nos conceitos matemáticos e nos exercícios de contagem:
 Com manipulação de materiais reciclados e móveis (cores) ;
 Números móveis com tampinhas (material reciclado) – trabalhar o reconhecimento das cores, quantidade, sequência numérica;
  Explorar os conceitos matemáticos usando material reciclado  como caixas, garrafas plásticas, etc...
    
  Não esquecer de registrar as atividades deixando-as fixadas em  sala ou murais, trabalhando a percepção visual.

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
 
 
 
 
 
Natureza e Sociedade:
Conhecer as características específicas das comemorações folclóricas e culturais:
    Os trajes típicos das festas e danças .
    As comidas típicas
    As brincadeiras e musicas
           Sensibilizar para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:
  Cuidado com as fogueiras (queimadas, desmatamento)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
         Através de filmes apresentar  para as crianças algumas danças e trajes tipos das comemorações culturais, tais como a  Dança do Mascarado conhecida na região de Poconé  e seus trajes , nas festas juninas o vestido estampado e remendado, estilo caipira, o chapéu de palha, a calça remendada com retalhos e explorar nessas vestimentas suas cores, seu tamanho, etc... nos temas regionais como cururu e siriri as vestimentas e seu colorido, Assim poderão observar a diferença  nos trajes.
         Em uma oficina em sala de aula os alunos poderão trazer algumas comidas típicas a serem degustadas.
         As brincadeiras folclóricas também serão contempladas em forma de jogos.
         Em uma roda de conversa na rodinha, abordar  temas   comuns que faz parte do nosso folclore, acender fogueiras, soltar fogos e balões, porem  explicando o perigo de cada atividade.

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Música e movimento
Explorar a oralidade nas canções:
Cai cai balão
Pula a fogueira iá iá
O balão vai subindo, vai caindo a garoa...
             
              Relembrar as brincadeiras e jogos  de infância a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:
Ø  Corrida com o ovo na colher
Ø  Corrida de saco
Ø  Bola ao cesto
Ø  Pescaria
Ø  Calçando os sapatos
Ø  Tiro ao alvo
Ø  Dança com chapéu
Ø  Estoura balões
Ø  Bola na lata
Ø  Cabra cega
Ø  Dança da laranja
Ø  Dança da cadeira
      
        Envolver oralmente as crianças nas  músicas juninas, bem como as escritas em cartazes, possibilitando assim a identificação das letras e palavras que estaremos estudando no período, como também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.
        
Estabelecer o dia das  brincadeiras e jogos, favorecendo ao contato com as mais diversas formas aprendizado.

Área de conhecimento
Objetivos
Desenvolvimento
 
CONSTRUIR  E APRENDER
Apreciar a degustação de receitas tipicamente junina, tais como:
Ø  Pamonha
Ø  Maçã do Amor
Ø  Pipoca doce e Salgada
Ø  Bolo de milho
Ø  Maria Isabel
 
Organizar um cardápio  com receitas. E presentear a mamãe.

INÍCIO
 
CULMINÂNCIA
O término desse projeto será a exposição das atividades trabalhadas em sala relacionadas ao tema, tendo os pais e a comunidade como apreciadores.
TÉRMINO
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MÚSICAS JUNINAS:
CAI CAI BALÃO
 
CAI CAI BALÃO
CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO
NA RUA DO SABÃO
NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO
CAI AQUI NA MINHA MÃO !

CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO
NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ
TENHO MEDO DE APANHAR !
CAPELINHA DE MELÃO
 
CAPELINHA DE MELÃO É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO !
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI, JOÃO!
     A DANÇA DO PEZINHO  
AI BOTA AQUI
AI BOTA AQUI O SEU PÉZINHO
SEU PÉZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU (BIS)
E DEPOIS NÃO VA DIZER
QUE VOCÊ SE ARREPENDEU ! (BIS)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MÚSICAS JUNINAS:
SONHO DE PAPEL
(ESTRIBILHO)
E O BALÃO VAI SUBINDO, VEM CAINDO A GAROA
O CÉU É TÃO LINDO E A NOITE É TÃO BOA
SÃO JOÃO, SÃO JOÃO!
ACENDE A FOGUEIRA NO MEU CORAÇÃO!
E O BALÃO VAI SUBINDO, VEM CAINDO A GAROA
O CÉU É TÃO LINDO E A NOITE É TÃO BOA
SÃO JOÃO, SÃO JOÃO!
ACENDE A FOGUEIRA NO MEU CORAÇÃO!
PULA FOGUEIRA
(JOÃO BASTOS FILHO E GETÚLIO MARINHO
)
PULA A FOGUEIRA, YAYÁ
PULA A FOGUEIRA, YOYÔ
CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR
OLHA QUE A FOGUEIRA
JÁ QUEIMOU O MEU AMOR


Receita de Pipoca Colorida
Categoria: Receitas de Lanches
Dificuldade de Preparo da Receita: fácil
Temperatura da Receita: frio
Ingredientes:
• 3 xícaras (chá) de açúcar
• 5 xícaras (chá) de pipoca já estourada
• 6 colheres (café) de corante alimentício na cor de sua preferência
• 1½ xícara (chá) de água
Preparo da Receita
  • Numa panela coloque o açúcar, a água e deixe atingir o ponto de fio mole (aproximadamente 20 minutos), coloque o corante. Depois coloque sobre as pipocas, mexendo bem para espalhar bem a calda.
  • Dica para esta receita
  • Fonte: Globo / Mais Você
          

 
Receita de Maçã do Amor – Simples  (fácil)
Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 ml de água
1 colher (sopa) de vinagre
Corante vermelho (pó ou líquido)
12 maçãs (pequena/média)
Palitos de sorvete
Modo de Fazer:
1. Primeiro lave e seque as maçãs
2. Espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar)
3. Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um pouco de óleo.
Calda:
1. Coloque a água, açúcar, vinagre e o corante dentro de uma panela
2. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pois, pode açucarar a calda)
3. Misture/mexendo apenas a panela – Não use nenhum tipo de colher, pois, pode quebrar o ponto da calda
4. Até a fervura da calda você, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para o fogo médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos.
5. Mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos pressione com o dedo (ela amassará) solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada
6. Note que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai , naturalmente endurecendo.
Prontinho, depois é so saborear , se quiser pode guardar na geladeira por até 3 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ENTRE OLHE...
DEIXE SUA MENSAGEM