aaa BRUXA,BRUXA,VENHA À MINHA FESTA.
RODA DE LEITURA
VEJA COMO COMEÇAR...
MONTAR O AMBIENTE PROPICIO PARA LEITURA
``FAZER COM QUE A CRIANÇA ESPERE PELO
DIA DA LEITURA COM ANCIEDADE´´
EX:
MONTAR UM CENARIO EM SALA DE AULA, COM ALMOFADAS E TAPETE DE FORMA
QUE POSSA SER UTILIZADO NO DIA CERTO DE
LEITURA.
ESTABELECER DIAS DE LEITURA
COMPARTILHADA : EU ESCOLHI (3ª FEIRA E 6ª FEIRA)
MATERIAIS PARA O CANTINHO DA LEITURA
·
TAPETE
·
ALMOFADAS
·
CARTAZES DA HISTÓRIA
DO LIVRO
NO
ESPAÇO PREPARADO PARA RODA DE LEITURA DEVERÁ TER LUZ, E SER BEM AREJADO
Roda de Literatura Infantil
A leitura da capa de livro
História: BRUXA, BRUXA VENHA A MINHA FESTA (ARDEN DRUCE)
É um grande desafio
despertar nas crianças a vontade de ler, pensando nisso busquei planejar uma aula de leitura em que os alunos
sentissem que estavam se apropriando da história do livro, por meio das
descobertas feitas por eles antes mesmo de começar a leitura propriamente dita.
Levei o livro, BRUXA, BRUXA VENHA A MINHA FESTA (ARDEN DRUCE) para a sala de
aula.
Comecei a aula dizendo aos alunos que seriamos
investigadores naquele dia. Mostrei o livro e perguntei por onde começaríamos a leitura. As respostas foram ótimas (começamos pelo
começo, começamos pela primeira página etc.).
Depois de chegarmos a um consenso, definimos que
começaríamos pela capa, as crianças com minha ajuda leram o título, nome do
escritor, ilustrador, houve questionamento sobre o nome de editora e o que é
uma editora, após lermos a linguagem verbal da capa do livro, passamos então à
linguagem não verbal e fomos relacionando as ilustrações. Encontraram desenhos dos personagens. Então bem no estilo investigação comentamos que a história devia se passar de
dia, chegamos a essa conclusão, pelos elementos encontrados.
Para confirmar olhamos a contracapa e encontramos outras
"provas" que nos levaram a crer que realmente a história do livro
acontecia de dia, coisas como a luz do dia ,crianças e animais na floresta e
por fim observamos a cor da capa e contracapa, bem colorida.
Mas nesse ponto da aula as crianças já estavam muito
curiosas e pedindo que eu começasse logo a leitura, abri o livro e comecei a leitura
de forma compassada. Percebia que as crianças estavam muito concentradas, então
no meio do livro, num momento de suspense, parei a leitura e disse que
continuaríamos na próxima aula de literatura.
Ouve uma comoção
___NÃO PROFESSORA...
Então resolvi terminar a história, até mesmo porque eu não
podia tomar essa decisão sozinha.
Fiz isso com as minhas 02 turmas e em todas no momento em que
disse que não terminaríamos o livro naquele dia, se ouviu um sonoro
Ahhhhhhhhhhhh..... (rsrs) foi até emocionante. Na semana próxima quando cada
turma chegou na sala de literatura a primeira coisa que os alunos me diziam era
que precisávamos ler o livro novamente. E assim foi essa aula, muito gostosas
discutimos sobre os personagem, à qual história eles pertenciam antes de virem
parar neste livro, lemos os cartazes que eu fiz com o nome dos personagens,
trabalhamos a letra inicial e a letra final dos nomes dos personagens do livro
bruxa, bruxa. E ao final da leitura lembramo-nos dos elementos encontrados na capa e confirmamos
nossas hipóteses iniciais sobre a história do livro acontecer de dia.
Eu sugeri que façamos
uma peça de teatro para trabalharmos os personagens da história. Foi ai que eles lembraram do ano passado que eu havia feito a peça com o 1º ano.
A peça será feita no 2º bimestre, antes das ferias...já estamos ensaiando.
Enquanto isso preparei algumas atividades para trabalharmos
em sala de aula.
O LIVRO
OS ANEXOS
INTRODUÇÃO DO PROJETO
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
CARTAZES
PALAVRAS PARA LEITURA DIÁRIAO LIVRO, MAS AMARAM A ILUSTRAÇÃO
E A HISTÓRIA DE REPETIÇÃO.
TEXTO COMPARTILHADO
``COM A MINHA AJUDA, OS ALUNOS MUDARAM A HISTÓRIA, DE UMA LINGUAGEM CULTA, PARA UMA LINGUAGEM POPULAR E DIVERSOS SONS ´´
AO FINAL DESSE TRABALHO PUDE OBSERVAR QUE ALGUNS ALUNOS MUDARAM DE NIÍVEL. OUTROS SE MOSTRARAM BEM MAIS ENTERESSADOS PELA LEITURA.
TRILHAS
``ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM´´
OLA PESSOAL, EU LI ESTA HISTÓRINHA PARA MUNHAS TURMAS, E
FOI MUITO LEGAL, ELES DERAM BOAS RISADAS, PRINCIPALMENTE
OS MENINOS.
O Projeto Trilhas esta dentro de um projeto maior que eu estou desenvolvendo na escola. ``PROJETO ALFABETIZANDO E ENCANTANDO´´
Aos visitantes um grande abraço.
Sejam bem Vindos a qualquer hora.
parabéns amiga pela dedicação que tens pela educação e principalmente pelos seus alunos te gosto muito ivonete...
ResponderExcluirGostei parabéns pela sus criatividade Lúcia
ResponderExcluir