PROJETO TRILHAS 2013 para 1º ano

aaa                                           BRUXA,BRUXA,VENHA À MINHA FESTA.

 
 

 
 

RODA DE  LEITURA

VEJA COMO COMEÇAR...

MONTAR O AMBIENTE PROPICIO  PARA LEITURA

``FAZER COM QUE A CRIANÇA ESPERE PELO DIA DA LEITURA COM ANCIEDADE´´

EX:   MONTAR UM CENARIO EM SALA DE AULA, COM ALMOFADAS E TAPETE DE FORMA QUE  POSSA SER UTILIZADO NO DIA CERTO DE LEITURA.

 

ESTABELECER DIAS DE LEITURA COMPARTILHADA : EU ESCOLHI (3ª FEIRA E 6ª FEIRA)

MATERIAIS PARA O CANTINHO DA LEITURA

·      TAPETE

·      ALMOFADAS

·      CARTAZES DA HISTÓRIA DO  LIVRO

 

 
NO ESPAÇO PREPARADO PARA RODA DE LEITURA DEVERÁ TER LUZ, E SER BEM AREJADO
Roda de Literatura Infantil

A leitura da capa de livro

História: BRUXA, BRUXA VENHA A MINHA FESTA (ARDEN DRUCE)

 É um grande desafio despertar nas crianças a vontade de ler, pensando nisso busquei  planejar uma aula de leitura em que os alunos sentissem que estavam se apropriando da história do livro, por meio das descobertas feitas por eles antes mesmo de começar a leitura propriamente dita. Levei o livro, BRUXA, BRUXA VENHA A MINHA FESTA (ARDEN DRUCE) para a sala de aula.

Comecei a aula dizendo aos alunos que seriamos investigadores naquele dia. Mostrei o livro e perguntei  por onde começaríamos a leitura.  As respostas foram ótimas (começamos pelo começo, começamos pela primeira página etc.).

Depois de chegarmos a um consenso, definimos que começaríamos pela capa, as crianças com minha ajuda leram o título, nome do escritor, ilustrador, houve questionamento sobre o nome de editora e o que é uma editora, após lermos a linguagem verbal da capa do livro, passamos então à linguagem não verbal e fomos relacionando as ilustrações.  Encontraram desenhos dos personagens.  Então bem no estilo investigação  comentamos que a história devia se passar de dia, chegamos a essa conclusão, pelos elementos  encontrados.

Para confirmar olhamos a contracapa e encontramos outras "provas" que nos levaram a crer que realmente a história do livro acontecia de dia, coisas como a luz do dia ,crianças e animais na floresta e por fim observamos a cor da capa e contracapa, bem colorida.

Mas nesse ponto da aula as crianças já estavam muito curiosas e pedindo que eu começasse logo a leitura, abri o livro e comecei a leitura de forma compassada. Percebia que as crianças estavam muito concentradas, então no meio do livro, num momento de suspense, parei a leitura e disse que continuaríamos na próxima aula de literatura.

Ouve uma comoção

___NÃO PROFESSORA...

Então resolvi terminar a história, até mesmo porque eu não podia tomar essa decisão sozinha.

Fiz isso com as minhas 02 turmas e em todas no momento em que disse que não terminaríamos o livro naquele dia, se ouviu um sonoro Ahhhhhhhhhhhh..... (rsrs) foi até emocionante. Na semana próxima quando cada turma chegou na sala de literatura a primeira coisa que os alunos me diziam era que precisávamos ler o livro novamente. E assim foi essa aula, muito gostosas discutimos sobre os personagem, à qual história eles pertenciam antes de virem parar neste livro, lemos os cartazes que eu fiz com o nome dos personagens, trabalhamos a letra inicial e a letra final dos nomes dos personagens do livro bruxa, bruxa. E ao final da leitura lembramo-nos  dos elementos encontrados na capa e confirmamos nossas hipóteses iniciais sobre a história do livro acontecer de dia.

Eu sugeri que façamos  uma peça de teatro para trabalharmos os personagens da história. Foi ai que eles lembraram do ano passado que eu havia feito a peça com o 1º ano.

A peça será feita no 2º bimestre, antes das ferias...já estamos ensaiando.

Enquanto isso preparei algumas atividades para trabalharmos em sala de aula.
 


O LIVRO
 
 
 
 
 
 
 
 
                       





    
 
 
 
 
 
 
                                      
                                                                                
                                      
 
 
  
       
 
                                           
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 








                                                  

 
 
 

 OS ANEXOS
 

 
 
 

                               PERSONAGENS DA HISTÓRIA DA BRUXA          


















 
INTRODUÇÃO DO PROJETO
APRESENTAÇÃO DO LIVRO
 

 
 
  CARTAZES
                                                PALAVRAS  PARA LEITURA DIÁRIA
 
 
                                             AS CRIANÇAS FICARAM SURPRESAS COM
                                             O LIVRO, MAS AMARAM A ILUSTRAÇÃO
                                             E A HISTÓRIA DE REPETIÇÃO.


 

                              
                                                           TEXTO COMPARTILHADO
             ``COM A MINHA AJUDA, OS ALUNOS  MUDARAM  A HISTÓRIA,  DE UMA LINGUAGEM CULTA,  PARA  UMA  LINGUAGEM POPULAR E DIVERSOS SONS ´´



 
 


 
 



 
 


 
 






 
 
 
 AO FINAL DESSE TRABALHO PUDE OBSERVAR QUE ALGUNS ALUNOS MUDARAM DE NIÍVEL. OUTROS SE MOSTRARAM BEM MAIS ENTERESSADOS PELA LEITURA.
 


TRILHAS
``ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM´´
 
OLA PESSOAL, EU LI ESTA HISTÓRINHA PARA MUNHAS TURMAS, E
FOI MUITO LEGAL, ELES DERAM BOAS RISADAS, PRINCIPALMENTE
OS MENINOS.
 









 
 

 

 
O Projeto Trilhas esta dentro de um projeto maior que eu estou desenvolvendo na escola. ``PROJETO ALFABETIZANDO E ENCANTANDO´´
 
 
Aos visitantes um grande abraço.
Sejam bem Vindos a qualquer hora.



2 comentários:

  1. parabéns amiga pela dedicação que tens pela educação e principalmente pelos seus alunos te gosto muito ivonete...

    ResponderExcluir
  2. Gostei parabéns pela sus criatividade Lúcia

    ResponderExcluir

ENTRE OLHE...
DEIXE SUA MENSAGEM