O processo de alfabetização da criança merece
algumas reflexões. Caminhamos bastante, porém, é preciso ir mais longe. A
alfabetização tem sido alvo de muitas discussões no mundo atual, isto porque
apesar do reconhecimento desse direito, ainda existem elevados índices de
analfabetos no país.
Muitos mestres e doutores vem buscando meios e maneiras de contrapor
este impasse, acredita-se que a alfabetização possa ser construída através de
atividades que permitam aos alunos comparar e reformular suas hipóteses,
desenvolver habilidades e interação social.
Uma
possibilidade pode ser o uso de atividades lúdicas como um meio de superação
das dificuldades de aprendizagem que possam vir a produzir o fracasso do
individuo no meio escolar.
Os jogos são contribuições do
lúdico para a alfabetização sob a luz das teorias psicológicas
Além disso, evidenciam-se as inúmeras contribuições de Piaget (1978),
Vygotsky (1984) e Antunes (1998) que contribuíram de forma relevante para com
muitos educadores no trabalho com o lúdico na alfabetização.
O professor principal mediador
desse processo merece destaque já que é o
grande responsável na que a utilização do lúdico como instrumento didático. A eficácia
desse trabalho é visto rapidamente, basta apostar nele, não ter medo de ser
ousado.
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