Objeto Geral: Resgatar as tradições folclóricas e culturais no meio escolar.
Justificativa Pedagógica:
Conhecer sobre a Cultura do Brasil e da região centro oeste, trabalhar
com a diversidade existente no nosso estado e país. Conhecer os costumes e
tradições, transformar esse aprendizado em um ato prazeroso, onde o lúdico e as brincadeiras venham contribuir nas novas
descobertas e explorações desse projeto.
Objetivos Pedagógicos:
Valorizar a
cultura e o folclore brasileiro.
Identificar
Costumes e Tradições utilizados nesses eventos.
Desenvolver atividades voltadas a pesquisas.
Ampliar o
vocabulário.
Demonstrar e
interessar-se pelo mundo social e cultural.
Destacar os
aspectos sociais e religiosos dessas comemorações.
Áreas de conhecimentos envolvidas:
Oralidade
Linguagem
Matemática
História
Geografia
Ciências
Artes
Jogos
Musica e movimento
|
DESENVOLVIMENTO
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Linguagem oral
Linguagem escrita
|
·
Explorar as cantigas folclóricas
apresentadas.
·
Ampliar o vocabulário.
·
Exposição oral de trabalhos.
Revisar as letras e temas já trabalhados.
Trabalhar a escrita espontânea das palavras trabalhadas.
Apresentar uma história folclórica e trabalhar palavras chaves da mesma.
Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
Apresentar a letra P de pipoca/papai
Apresentar o M de maçã do amor / milho / mamãe
Identificar as letras que compõem a
palavra festa junina.
Trabalhar a escrita de um verso com
rima
|
Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou
seja, as imagens utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por
exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da
bandeirinha, o F de fada será o F de fogueira, e assim por diante...
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Matemática:
|
Reconhecer as diferentes cores: vermelho, verde, amarelo, branco, azul
Identificar os numerais 1 a 30
Exercitar a contagem de 0 a 30.
Apresentar os numerais pares e impares de 0 a 30
Explorar os conceitos:
Atrás/ Frente
Em baixo/Em cima
Grande / Pequeno
Maior / Menor
Dentro / Fora
Cheio / Vazio
Receitas típicas da
culinária regional e
|
Trabalhar o lúdico nas
cores, nos números, nos conceitos matemáticos e nos exercícios de contagem:
Com manipulação de materiais reciclados e móveis (cores) ;
Números móveis com tampinhas
(material reciclado) – trabalhar o reconhecimento das cores, quantidade,
sequência numérica;
Explorar os conceitos matemáticos usando material reciclado como caixas, garrafas plásticas, etc...
Não esquecer de registrar as
atividades deixando-as fixadas em sala
ou murais, trabalhando a percepção visual.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
|||
Natureza e Sociedade:
|
Conhecer as
características específicas das comemorações folclóricas e culturais:
Os trajes típicos das festas e danças .
As comidas típicas
As brincadeiras e musicas
Sensibilizar
para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:
Cuidado com as fogueiras (queimadas, desmatamento)
|
Através de filmes apresentar para as
crianças algumas danças e trajes tipos das comemorações culturais, tais como
a Dança do Mascarado conhecida na
região de Poconé e seus trajes , nas
festas juninas o vestido estampado e remendado, estilo caipira, o chapéu de
palha, a calça remendada com retalhos e explorar nessas vestimentas suas
cores, seu tamanho, etc... nos temas regionais como cururu e siriri as
vestimentas e seu colorido, Assim poderão observar a diferença nos trajes.
Em uma oficina em sala de aula os alunos poderão trazer algumas comidas típicas
a serem degustadas.
As brincadeiras folclóricas também serão contempladas em forma de jogos.
Em uma roda de conversa na rodinha, abordar temas comuns que faz parte do nosso folclore,
acender fogueiras, soltar fogos e balões, porem explicando o perigo de cada atividade.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Música e movimento
|
Explorar a
oralidade nas canções:
Cai cai balão
Pula a fogueira
iá iá
O balão vai
subindo, vai caindo a garoa...
Relembrar as brincadeiras e jogos de infância
a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:
Ø Corrida com o ovo na colher
Ø Corrida de saco
Ø Bola ao cesto
Ø Pescaria
Ø Calçando os sapatos
Ø Tiro ao alvo
Ø Dança com chapéu
Ø Estoura balões
Ø Bola na lata
Ø Cabra cega
Ø Dança da laranja
Ø Dança da cadeira
|
Envolver
oralmente as crianças nas músicas
juninas, bem como as escritas em cartazes, possibilitando assim a
identificação das letras e palavras que estaremos estudando no período, como
também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.
Estabelecer o dia das brincadeiras e jogos, favorecendo ao contato com as mais diversas formas aprendizado. |
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
CONSTRUIR E APRENDER
|
Apreciar a degustação de receitas tipicamente junina, tais como:
Ø Pamonha
Ø Maçã do Amor
Ø Pipoca doce e Salgada
Ø Bolo de milho
Ø Maria Isabel
|
Organizar um cardápio com
receitas. E presentear a mamãe.
|
INÍCIO
|
|
CULMINÂNCIA
O término desse projeto será a exposição das atividades trabalhadas em
sala relacionadas ao tema, tendo os pais e a comunidade como apreciadores.
|
TÉRMINO
|
|
MÚSICAS JUNINAS:
|
CAI CAI BALÃO
CAI CAI BALÃO
CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO NA RUA DO SABÃO NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO CAI AQUI NA MINHA MÃO ! CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO AQUI NA MINHA MÃO NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ TENHO MEDO DE APANHAR ! |
CAPELINHA DE MELÃO
CAPELINHA DE MELÃO É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA É DE MANJERICÃO SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO NÃO ACORDA NÃO ! ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI, JOÃO! |
|
A DANÇA DO PEZINHO
AI BOTA AQUI
AI BOTA AQUI O SEU PÉZINHO
SEU PÉZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU (BIS)
E DEPOIS NÃO VA DIZER
QUE VOCÊ SE ARREPENDEU ! (BIS)
|
MÚSICAS JUNINAS:
|
SONHO DE PAPEL
(ESTRIBILHO)
E O BALÃO VAI SUBINDO, VEM CAINDO A GAROA O CÉU É TÃO LINDO E A NOITE É TÃO BOA SÃO JOÃO, SÃO JOÃO! ACENDE A FOGUEIRA NO MEU CORAÇÃO! E O BALÃO VAI SUBINDO, VEM CAINDO A GAROA O CÉU É TÃO LINDO E A NOITE É TÃO BOA SÃO JOÃO, SÃO JOÃO! ACENDE A FOGUEIRA NO MEU CORAÇÃO! |
PULA FOGUEIRA
(JOÃO BASTOS FILHO E GETÚLIO MARINHO)
PULA A FOGUEIRA, YAYÁ
PULA A FOGUEIRA, YOYÔ CUIDADO PARA NÃO SE QUEIMAR OLHA QUE A FOGUEIRA JÁ QUEIMOU O MEU AMOR |
Receita de Pipoca Colorida
Categoria:
Receitas de Lanches
Dificuldade de
Preparo da Receita: fácil
Temperatura da
Receita: frio
Ingredientes:
• 3 xícaras (chá)
de açúcar
• 5 xícaras (chá)
de pipoca já estourada
• 6 colheres
(café) de corante alimentício na cor de sua preferência
• 1½ xícara (chá)
de água
Preparo da
Receita
|
Receita de Maçã
do Amor – Simples (fácil)
Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 ml de água 1 colher (sopa) de vinagre Corante vermelho (pó ou líquido) 12 maçãs (pequena/média) Palitos de sorvete
Modo de Fazer:
1. Primeiro lave
e seque as maçãs
2. Espete-as com 1 ou 2 palitos (ajudará na firmeza na hora de caramelizar) 3. Unte formas de alumínio (pode ser de bolo) com um pouco de óleo.
Calda:
1. Coloque a água, açúcar, vinagre e o corante dentro de uma panela 2. Nesta receita não se usa nenhuma colher (pois, pode açucarar a calda) 3. Misture/mexendo apenas a panela – Não use nenhum tipo de colher, pois, pode quebrar o ponto da calda 4. Até a fervura da calda você, pode usar fogo alto, quando ferver, mude para o fogo médio e mantenha por aproximadamente 25 minutos. 5. Mergulhe a ponta de um palito de sorvete na calda e pingue na forma em segundos pressione com o dedo (ela amassará) solte sobre a forma, se ela fizer barulho de sólida desligue imediatamente e comece o processo de mergulhar as maçãs e colocá-las sobre a forma previamente untada 6. Note que o ideal é realizar este processo o mais breve possível, pois a calda vai , naturalmente endurecendo.
Prontinho, depois
é so saborear , se quiser pode guardar na geladeira por até 3 dias.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ENTRE OLHE...
DEIXE SUA MENSAGEM