Projeto: FESTA CULTURAL
Professora: Vandelice D. Silva Veron
Supervisão e Coordenação: Elizabet Santos
Esse projeto foi elaborado pra ser trabalhado no 1º do 1º Ciclo
Turma A e B
Objeto Geral: Resgatar as
tradições folclóricas e culturais no meio escolar.
Justificativa
Pedagógica:
Conhecer sobre a
Cultura e dança folclórica do Brasil e da região centro oeste, trabalhar com
a diversidade existente no nosso estado e país. Conhecer os costumes e
tradições, transformar esse aprendizado em um ato prazeroso, onde o lúdico
e as brincadeiras venham contribuir
nas novas descobertas e explorações desse projeto.
Objetivos
Pedagógicos:
Valorizar a cultura e o folclore brasileiro.
o
Identificar Costumes e Tradições utilizados
nesses eventos.
Desenvolver atividades voltadas a
pesquisas.
·
Ampliar o vocabulário.
·
Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e cultural.
·
Destacar os aspectos sociais e religiosos dessas comemorações.
Áreas de conhecimentos envolvidas:
Oralidade
Linguagem
Matemática
História
Geografia
Ciências
Artes
Jogos
Musica e movimento
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Linguagem oral
Linguagem escrita
|
·
Explorar as cantigas
folclóricas apresentadas.
·
Ampliar o vocabulário.
·
Exposição oral de trabalhos.
·
Revisar as letras e temas já
trabalhados.
·
Trabalhar a escrita espontânea das palavras trabalhadas.
·
Apresentar uma história folclórica e trabalhar palavras chaves da mesma.
·
·
Apresentar a letra F de fogo/ fogueira
·
·
Apresentar a letra P de pipoca/pimenta
·
·
Apresentar o M de maçã do amor / milho / mingau
·
·
Identificar as letras que compõem a
palavra FESTA JUNINA.
· Trabalhar a escrita de um verso com rima
|
·
Todas essas atividades serão elaboradas a partir do tema deste projeto, ou
seja, as imagens utilizadas para a apresentação das letras do alfabeto, por
exemplo, deverão ser contextualizadas, a letra B de boneca, será o B da
bandeirinha, o F de fada será o F de fogueira, e assim por diante...
·
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Matemática:
|
Reconhecer as diferentes cores: vermelho, verde,
amarelo, branco, azul
Identificar os numerais 1 a 30
Exercitar a contagem de 0 a 30.
Apresentar os numerais pares e impares de 0 a 30
Explorar os conceitos:
Atrás/ Frente
Em baixo/Em cima
ü Grande / Pequeno
ü Maior / Menor
ü Dentro / Fora
ü Cheio / Vazio
Receitas típicas da culinária regional .
|
·
Trabalhar o lúdico nas cores, nos números, nos conceitos matemáticos e nos
exercícios de contagem:
ü Com
manipulação de materiais reciclados e móveis (cores) ;
ü Números
móveis com tampinhas (material reciclado) – trabalhar o reconhecimento das
cores, quantidade, sequência numérica;
ü Explorar os conceitos matemáticos usando
material reciclado como caixas,
garrafas plásticas, etc...
Não esquecer de registrar as atividades
deixando-as fixadas em sala ou murais,
trabalhando a percepção visual.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Natureza e Sociedade:
|
Conhecer as
características específicas das comemorações folclóricas e culturais:
Os trajes típicos das festas e danças .
As comidas típicas
As brincadeiras e musicas
Sensibilizar
para as questões de preservação e conservação do Meio Ambiente:
Cuidado
com as fogueiras (queimadas, desmatamento)
|
·
Através de filmes apresentar para as
crianças algumas danças e trajes tipos das comemorações culturais, tais como
a Dança do Mascarado conhecida na
região de Poconé e seus trajes , nas
festas juninas o vestido estampado e remendado, estilo caipira, o chapéu de
palha, a calça remendada com retalhos e explorar nessas vestimentas suas
cores, seu tamanho, etc... nos temas regionais como cururu e siriri as
vestimentas e seu colorido, Assim poderão observar a diferença nos trajes.
·
Em uma oficina em sala de aula os alunos poderão trazer algumas comidas
típicas a serem degustadas.
·
As brincadeiras folclóricas também serão contempladas em forma de jogos.
·
Em uma roda de conversa na rodinha, abordar
temas comuns que faz parte do
nosso folclore, acender fogueiras, soltar fogos e balões, porem explicando o perigo de cada atividade.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
Música
Movimento
|
Ø Explorar a
oralidade nas canções:
Cai cai balão
Pula a fogueira
iá iá
O balão vai
subindo, vai caindo a
garoa...
Relembrar as brincadeiras e jogos de
infância a fim de promover a integração e o trabalho em equipe; tais como:
Ø Cabra cega
Ø Dança da cadeira
Ø Ensaio da dança
|
· Envolver
oralmente as crianças nas músicas
juninas, bem como as escritas em cartazes, possibilitando assim a
identificação das letras e palavras que estaremos estudando no período, como
também o reconhecimento das cores das imagens ali apresentada.
·
Estabelecer o dia das brincadeiras e
jogos, favorecendo ao contato com as mais diversas formas aprendizado.
|
Área de conhecimento
|
Objetivos
|
Desenvolvimento
|
CONSTRUIR
E APRENDER
|
Trabalhar na
confecção de brinquedos e enfeites para a festa.
Ø Vai e vem ( com garrafa pet)
Ø Bandeirolas (usar material reciclado)
|
Organizar a turma em pares ou grupo
|
INÍCIO
|
TERMINIO
|
CULMINÂNCIA
O término desse projeto será a exposição das
atividades trabalhadas em sala relacionadas ao tema, apresentação de uma
dança junina feita com as duas turmas, tendo os pais e a comunidade como
apreciadores.
|
11/06/2013
|
06/07/2013
|
|
MÚSICAS JUNINAS:
|
CAI CAI BALÃO
CAI CAI BALÃO
CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO
NA RUA DO SABÃO
NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO, NÃO CAI NÃO
CAI AQUI NA MINHA MÃO !
CAI CAI BALÃO, CAI CAI BALÃO
AQUI NA MINHA MÃO
NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ, NÃO VOU LÁ
TENHO MEDO DE APANHAR !
|
CAPELINHA DE MELÃO
CAPELINHA DE MELÃO É DE SÃO JOÃO
É DE CRAVO É DE ROSA É DE MANJERICÃO
SÃO JOÃO ESTÁ DORMINDO
NÃO ACORDA NÃO !
ACORDAI, ACORDAI, ACORDAI, JOÃO!
|
A DANÇA DO PEZINHO
AI BOTA AQUI
AI BOTA AQUI O SEU PÉZINHO
SEU PÉZINHO BEM JUNTINHO COM O MEU (BIS)
E DEPOIS NÃO VA DIZER
QUE VOCÊ SE ARREPENDEU ! (BIS)
|
FONTE: puraartesmascaras.blogspot.com.br
ATIVIDADES
ENSAIO DA QUADRILHA
ENFEITANDO A ESCOLA
A FESTA
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ENTRE OLHE...
DEIXE SUA MENSAGEM